7 de novembro de 2011

O que e Mandato de Segurança em Concurso Público

O que e Mandato de Segurança em Concurso Público
Mandado  De  Segurança
(MS) Processo para garantir direito líquido e certo, individual ou coletivo, que esteja sendo violado ou ameaçado por ato de uma autoridade, em ato ilegal ou inconstitucional.
O recurso ordinário em mandado de segurança para o Supremo Tribunal Federal pode ser ajuizado somente quando o pedido é negado por outros tribunais, em última ou única instância.
Tramitação
O Mandado de segurança recebe um número assim que protocolado e é sorteado para um ministro relator. Como o direito deve ser líquido e certo, não há fase probatória e se houver controvérsias sobre documentos e alegações sobre matérias que dependam de prova, o pedido não é concedido. 
Partes
O Mandado de segurança é proposto contra a autoridade que agiu contrariamente ao direito do interessado. Compete ao STF quando a autoridade que praticou o ato for:
      Presidente da República;
      Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal;
      Tribunal de Contas da União;
      Procurador-geral da República;
      Supremo Tribunal Federal. 
Conseqüências jurídicas
Quando a decisão é favorável, anula o ato ilegal ou impede que ele seja executado. 
Fundamentos legais
Constituição Federal, art. 102, inciso I, d.
Mandado  De  Segurança
Garantia fundamental destinada a proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público; pode ser coletivo pode e impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional, organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados. Ver Art. 5º, LXIX e LXX, da Constituição Federal, Lei nº 1.533/51 e Lei n° 4.348/64.
mundialconcursos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário